(Esboço do sermão pregado nas “Férias com Cristo”, na sexta-feira 03/07/2009)
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual o também o fará. I Ts 5.23-24
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. I Co 10.31
Introdução
Em todos os aspectos de nossa vida devemos passar pelo crivo da santidade. Nós devemos agir em santidade literalmente em tudo.
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo”
Eis o nome primeiro e maior dos desafios, que é a santidade.
Paulo não tem a intenção de mostra o humano com um ser internamente dividido, mas pelo contrário, ele quer mostrar que somos seres integrais e que Deus cuida de cada aspecto de nossa vida.
É impossível viver uma espiritualidade que não englobe todo o nosso ser.
O mundo mudou e continua mudando
Muitos são os desafios enfrentados pelos jovens nos dias atuais, mas esses desafios são certamente diferentes daqueles que os pais e os avôs encararam.
A nossa primeira tarefa é tentar entender o mundo que nos rodeia. Vivemos em uma sociedade em completa ebulição, com mudanças muito rápidas e constantes. O que um padrão no passado e antiquado no presente.
Se não entendermos o mundo em que vivemos, vamos acabar evangelizando a nós mesmos, com a nossa própria linguagem, sem nexo com a realidade do ouvinte.
Desafios contemporâneos
a) A espiritualidade do banho quente
Uma religião que só fala em vitórias e triunfos. Uma utopia de imaturos e bebês espirituais.
Nesse aspecto, essa religião está desligada do propósito original da santidade, que é um relacionamento pessoal com Deus. Na espiritualidade do banho quente Deus não é pai ou amigo, mas somente um papai-noel.
Do relacionamento pessoal, passo para o relacionamento mecânico.
b) Uma sociedade erótica e sexualizada
Hoje, tudo gira em torno do sexo. Precisamos vigiar quanto a esse aspecto, nos apegando a Deus, que nos dar força para vencer as tentações.
Certamente esses aspectos afrontam a santidade do corpo e da alma.
“Foge, também, dos desejos da mocidade” (II Tm 2.22)
c) Uma sociedade com padrões irreais de beleza e felicidade
Muitos jovens sofrem com a exigência excessiva sobre si. Caem nos extremos do complexo de inferioridade ou superioridade. Egocentrismo e narcisismo (o mundo que gira em torno de mim).
Sempre haverá alguém mais bonito e inteligente que você. Devemos viver felizes pelo que somos e não construir uma falsa realidade (perfis falsos no Orkut).
“O mesmo Deus de paz” que santifica, pode pacificar os corações aflitos e desgostosos com a vida. Ele é a paz em meio à ansiedade.
d) O consumismo e os vícios
O consumo que consome toda sanidade e paz de espírito.
Os vícios que destroem a vida daqueles que abraçam o exagero.
Vício na internet (por exemplo).
e) A cultura da morte e da desesperança
Eutanásia, aborto e a valorização da morte e da tristeza. Vide movimento EMO.
Emo é um movimento que começa na música hardcore, no meio punk dos EUA. Saiu da música para se tornar um estilo de vida.
f) cultura em geral
Vamos selecionar melhor que ouvimos, assistimos ou teclamos.
Aproveitando esses novos tempos
Nunca o mundo esteve tão comunicativo, são o Orkut, Facebook, Twitter, MSN, Blogs, MySpace etc. Canais importantes para comunicarmos o evangelho na linguagem contemporânea: o internetês.
Quando há muitos desafios, há muitas oportunidades.
Gosta de crianças, faça um blog para crianças. Gosta de evangelizar, faça um blog para isso. Gosto de ensinar faça o mesmo. Temos esse chamado. “Fiel é o que vos chama, o qual o também o fará”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mesagem Poderosa !!!
ResponderExcluirem vez de dependente químico do diabo,seja dependente do espito santo de Deus;nunca mais é livre:vc fica viciado eternamente viajando
ResponderExcluircopiei parte para fazer uma palestra para os jovens de nossa igreja
ResponderExcluirobrigado
Deus multiplique bençãos sobre voce
Raramente se encontra na Internet uma resenha tão útil como esta sobre um tema tão pertinente.
ResponderExcluirAbraço e muitas bençãos
Denis Cruz