sexta-feira, 24 de julho de 2009
AGENDA: Congresso da UMADEB
Nossa colaboração será nesse sábado (25/07/2009). Fique ligado no horário do ônibus que passará na sua congregação...
sábado, 18 de julho de 2009
AVISO
segunda-feira, 13 de julho de 2009
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Os desafios do jovem cristão na atualidade
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual o também o fará. I Ts 5.23-24
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. I Co 10.31
Introdução
Em todos os aspectos de nossa vida devemos passar pelo crivo da santidade. Nós devemos agir em santidade literalmente em tudo.
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo”
Eis o nome primeiro e maior dos desafios, que é a santidade.
Paulo não tem a intenção de mostra o humano com um ser internamente dividido, mas pelo contrário, ele quer mostrar que somos seres integrais e que Deus cuida de cada aspecto de nossa vida.
É impossível viver uma espiritualidade que não englobe todo o nosso ser.
O mundo mudou e continua mudando
Muitos são os desafios enfrentados pelos jovens nos dias atuais, mas esses desafios são certamente diferentes daqueles que os pais e os avôs encararam.
A nossa primeira tarefa é tentar entender o mundo que nos rodeia. Vivemos em uma sociedade em completa ebulição, com mudanças muito rápidas e constantes. O que um padrão no passado e antiquado no presente.
Se não entendermos o mundo em que vivemos, vamos acabar evangelizando a nós mesmos, com a nossa própria linguagem, sem nexo com a realidade do ouvinte.
Desafios contemporâneos
a) A espiritualidade do banho quente
Uma religião que só fala em vitórias e triunfos. Uma utopia de imaturos e bebês espirituais.
Nesse aspecto, essa religião está desligada do propósito original da santidade, que é um relacionamento pessoal com Deus. Na espiritualidade do banho quente Deus não é pai ou amigo, mas somente um papai-noel.
Do relacionamento pessoal, passo para o relacionamento mecânico.
b) Uma sociedade erótica e sexualizada
Hoje, tudo gira em torno do sexo. Precisamos vigiar quanto a esse aspecto, nos apegando a Deus, que nos dar força para vencer as tentações.
Certamente esses aspectos afrontam a santidade do corpo e da alma.
“Foge, também, dos desejos da mocidade” (II Tm 2.22)
c) Uma sociedade com padrões irreais de beleza e felicidade
Muitos jovens sofrem com a exigência excessiva sobre si. Caem nos extremos do complexo de inferioridade ou superioridade. Egocentrismo e narcisismo (o mundo que gira em torno de mim).
Sempre haverá alguém mais bonito e inteligente que você. Devemos viver felizes pelo que somos e não construir uma falsa realidade (perfis falsos no Orkut).
“O mesmo Deus de paz” que santifica, pode pacificar os corações aflitos e desgostosos com a vida. Ele é a paz em meio à ansiedade.
d) O consumismo e os vícios
O consumo que consome toda sanidade e paz de espírito.
Os vícios que destroem a vida daqueles que abraçam o exagero.
Vício na internet (por exemplo).
e) A cultura da morte e da desesperança
Eutanásia, aborto e a valorização da morte e da tristeza. Vide movimento EMO.
Emo é um movimento que começa na música hardcore, no meio punk dos EUA. Saiu da música para se tornar um estilo de vida.
f) cultura em geral
Vamos selecionar melhor que ouvimos, assistimos ou teclamos.
Aproveitando esses novos tempos
Nunca o mundo esteve tão comunicativo, são o Orkut, Facebook, Twitter, MSN, Blogs, MySpace etc. Canais importantes para comunicarmos o evangelho na linguagem contemporânea: o internetês.
Quando há muitos desafios, há muitas oportunidades.
Gosta de crianças, faça um blog para crianças. Gosta de evangelizar, faça um blog para isso. Gosto de ensinar faça o mesmo. Temos esse chamado. “Fiel é o que vos chama, o qual o também o fará”
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Ensaio: Congresso
sábado, 27 de junho de 2009
domingo, 14 de junho de 2009
Festival de Música
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Festival de Pizza no Residencial Cocaia I
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Apresentação teatral
quinta-feira, 21 de maio de 2009
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Princípio Pentecostal: Não materializem o espiritual e nem espiritualizem o material!
Pessoal, segue um texto de minha autoria que foi publicado na última edição da Revista Geração JC (CPAD).
O teólogo pentecostal peruano Bernardo Campos criou o conceito de "princípio pentecostal". Dentre os pontos colocados por Campos desse "princípio pentecostal", destaco o terceiro: "O princípio pentecostal quer opor ‘espírito' ali onde o ser humano só que pôr matéria... e corporeidade ali ode o ser humano quer espiritualizar-se". Esse valor precisa fazer parte do pentecostalismo brasileiro, pois infelizmente há uma excessiva materialidade do espiritual e uma espiritualização do material.
Nas denominações evangélicas, especialmente as pentecostais, acontece há muito tempo uma materialidade dos ministérios eclesiásticos. O ministério pastoral deixou de ser um "dom ministerial" para servir como manobra política. Pessoas que são ordenadas por questões meramente convencionais, e não por chamado divino. Assim como na política brasileira, muitos se tornam pastores por causa do apadrinhamento eclesiástico ou nepotismo mascarado. Muitos vivem de "bajulações" para conseguir seu espaço na fila dos ordenados. Infelizmente essa é uma realidade cruel, porém não deveria ser ignorada.
No meio pentecostal também existe uma materialização dos dons espirituais. Igrejas pós-pentecostais já não valorizam o exercício dos dons do Espírito e nem incentivam os seus membros na busca do Batismo no Espírito Santo. Por outro lado, existe uma "espiritualidade pentecostal mecânica", como o famoso reteté. A suposta liberdade do espírito não passa de movimentos repetidos por serem frutos de um modismo passageiro e até midiático (já que esses movimentos espalham-se por meio da internet e DVD`s)
Para muitos, doenças como epilepsia, depressão e síndrome do pânico são logo identificadas como um demônio. Outros costumam repreender "em nome de Jesus" toda batida forte de uma porta ou ainda um tropeço na escada. Existem aqueles que se enganam, pensando que habitam numa "redoma de vidro divina" e logo estão livres de todo infortúnio. Muitos oram para que Deus ajude no vestibular, mas não estudam. Outros estão em busca de um casamento por meios de profecias. Em todos esses casos há uma espiritualização do material.
Mediante a politicagem eclesiástica totalmente materializada, alguns ainda apelam para uma pseudo-espiritualidade, atribuindo suas vitórias a Deus ou suas derrotas a algum complô diabólico. Nesse ambiente “mundanizado” a tentativa de espiritualizar não passa de mera retórica vazia e sem sentido.
Eventos da vida comum (e muito menos os erros ou equívocos) podem ser espiritualizados. A naturalização não pode ser aceita para tudo, com se tudo pudesse ser explicado sociologicamente. Esses extremos devemos evitar, aliás, como todos os extremos.
Gutierres Siqueira- Revista Geração JC (CPAD) Edição Ano 9 - nº. 70 (Maio-Junho). Página 39.
terça-feira, 5 de maio de 2009
Põe a boca no trombone!
Coloquem no campo de comentários (logo abaixo) suas sugestões para o blog ou até para a UMADECC. Use esse meio como um canal de comunicação entre os jovens desse setor.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
A questão da sexualidade!
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos dos Apóstolos, 15.29).
Sexo entre solteiros: um assunto espinhoso, mas não menos importante. Estatísticas indicam que as maiores partes dos jovens cristãos fazem sexo antes do casamento! Muitos jovens evangélicos casam com 16, 17 ou 18 anos, sem nenhum planejamento, pois estão loucos para desfrutar da sexualidade “estando livres do pecado”. Boa parte da igreja fecha os olhos como se o problema fosse inexistente.
Sexo antes do casamento é fornicação, logo constitui em pecado. Isso é indiscutível! Flexibilizar pecado é diabólico, relativizar a verdade é trágico, portanto afirmamos biblicamente o que todos já sabem: que o sexo é uma intimidade reservada ao casamento. Agora, perante números tão grande de jovens envolvidos com sexo, mostra que algo está errado entre as igrejas desse país.
Os três grandes mitos sobre a sexualidade entre os jovens
01. Poucos são aqueles que caem
Não, não são poucos. Infelizmente são muitos. Ora, uma hora ou outra você conhece um desses casos. Portanto, não se pode tampar o sol com a peneira. Para mudar essa realidade é preciso que se reconheça o problema.
02. O casamento resolve com as tentações
Grande engano! O casamento não é redentor! Quem tem uma sexualidade doentia quando solteiro, continuará assim depois do casamento, trazendo sofrimento para o casal. Portanto, o mal tem que ser contato pela raiz. O casamento não resolverá os problemas do jovem. Portanto, o trabalho de orientação sexual tem que começar cedo, para que o casamento já não comece dando errado.
03. Os jovens são bem orientados na igreja
Esse é o maior dos mitos. Claro, todos os jovens evangélicos sabem que fazer sexo antes do casamento é pecado. Todos sabem que não devem fazer isso, pois vão desagradar a Deus. O problema que muitos não entendem o porquê dessa restrição. Não conseguem contextualizar esse princípio bíblico diante de uma sociedade tão “sexualizada” como a atual. Muitos ainda não fizeram sexo por medo da disciplina eclesiástica e não por convicção desse mandamento.
Soluções equivocadas
Muitos jovens evangélicos estão casando muito cedo. Repito que isso cria mais problemas do que solução. Casamento sem planejamento tem tudo para a ruína. É claro que há exceções, mas a regra é cruel. Se a sexualidade fosse mais bem preparada, os jovens melhores orientados, talvez não tivéssemos tanto casos de jovens casando para morar com os pais, ou fazendo sexo ainda solteiros.
Conclusão:
Cabe a cada congregação trabalhar em conjunto com jovens, orientando e ouvindo suas angústias. Abrir espaço para o perdão daqueles que caíram e ensinar que os valores do cristianismo são para todos, em todos os tempos, em todos os espaços!
Autor do texto: Gutierres Siqueira
Publicado originalmente no Blog Teologia Pentecostal
domingo, 3 de maio de 2009
Festival Caça-Talentos
Você, aspirante a cantor, venha concorrer no dia 09 de Julho no Festival Caça-Talentos, organizado na nossa sede. Informe-se com os regentes locais.
Agenda de Maio
17/05/2009 às 11h
Pré-Encontro em Santo Amaro (Sede do Setor 06)
23/05/2009
Hosana (Música)
|
Hosana (Letra)
Muito além do véu quero te adorar
Se encham meus lábios com teu louvor
Hosana, hosana ao Rei dos reis (2x)
No teu lugar santo me faz estar
Meu advogado perante o Pai
Ofereço minha vida em louvor a ti
Hosana pra sempre te adorare (2x)
Das dores da vida amarga livrou-me
Encheu-me do Espírito Santo de Deus
Só existe louvor onde Tu estás
Só existe louvor onde Tu estás
Falar face a face com o leão
E ver em seu rosto o brilho do sol
E junto com os anjos louvar a Ti
Hosana pra sempre te adorarei - 2X
Hosana pra sempre, hosana pra sempre e sempre
sábado, 25 de abril de 2009
Blog da Umadecc!
Blog da Umadecc é um espaço de informação e inteiração entre os jovens do setor 52, da Assembléia de Deus- Ministério Belém.
Divulguem... Em breve teremos notícias sobre eventos, textos e vídeos bacanas sobre essa abençoada garotada do Parque Cocaia e região.